quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais um ano se passou



Entre Jovens completa três anos de formação na rede estadual

Por Fernanda Valles
Fotos Marcia Costa

As Secretarias de Estado e Município de Educação e o Instituto Unibanco promoveram na tarde desta quinta-feira (02/12), no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, a formatura dos estudantes que participaram do Programa Entre Jovens em 2009. O projeto tem como objetivos diminuir os índices de evasão, repetência e melhorar o desempenho dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, através de reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática.


Durante o evento, o Diretor Geral de Educação, Antonio Vieira Paiva Neto, representando a secretária Tereza Porto, a professora Adriana Carvalho, representando a secretária Cláudia Costin, e a Gerente de Projetos do Instituto Unibanco, Sonia Silva, premiaram os destaques do Concurso Olhar Jovem sobre o Panorama Histórico Brasileiro.

Na categoria aluno, o primeiro e segundo lugares foram dos alunos Aline Felício e Gabriel Barros, do Instituto de Educação Sarah Kubitscheck, que receberam respectivamente, um notebook e uma máquina digital. O maior prêmio na categoria Professor também foi para uma docente desta escola: Márcia Valéria da Silva Teles (notebook e viagem a Israel).

O diretor Antonio Paiva destacou que o projeto exerce dois papéis fundamentais à educação – o incentivo aos estudos e o papel na formação de futuros professores.

- Nossa responsabilidade é oferecer o que há de melhor aos nossos alunos, por isso nos orgulha a parceria com um programa tão importante sob vários aspectos.

Sonia Silva comunicou aos alunos, tutores, professores e diretores presentes o enorme sucesso do programa. A partir de 2010, o Entre Jovem será incluído no Guia de Tecnologia de Educação do MEC, e poderá ser solicitado nas redes estaduais e municipais para ser utilizado em todas as unidades públicas de ensino do país.

Para a professora de Língua Portuguesa, Márcia Valéria da Silva Teles, do Instituto de Educação Sarah Kubitscheck, ter o trabalho reconhecido e aproveitar as oportunidades são as maiores lições do programa.

- Meus alunos, inspirados por um túnel do tempo que criei, fizeram textos em primeira pessoa, relatando suas participações imaginárias em situações históricas– disse.

Depois da cerimônia, houve uma aula de História através da música com o grupo Cantinela Ensemble.

Saiba mais sobre o programa

O Programa Entre Jovens foi lançado em 2007. As aulas do projeto são ministradas no contraturno das classes regulares por universitários da UERJ, UFRJ, Estácio de Sá, Castelo Branco, Veiga de Almeida e PUC, instituições parceiras na iniciativa. O grupo utiliza uma linguagem de jovem para jovem, fundamental para o sucesso do programa.

As classes de reforço são formadas por até 30 alunos, que têm carga de estudos de quatro horas semanais. Para os universitários, a experiência vale como estágio supervisionado ou atividade complementar. Para exercer a função, uma bolsa-auxílio é paga pelo Instituto Unibanco.

Nenhum comentário: