quinta-feira, 25 de novembro de 2010

I Fórum dos Agentes Jovens do Programa Jovem de Futuro

Realizou-se em São Paulo, o I Fórum dos Agentes Jovens das escolas do Programa Jovem de Futuro onde se discutiu vários temas referentes aos problemas enfrentados pelos estudantes do Ensino Médio e que acabam provocando o alto indice de abandono da escola antes do término do mesmo.

Na abertura do evento os alunos foram recebidos com muita alegria pela Superintendente Pedagógica do Instituto Unibanco, Wanda Engel, que mais uma vez foi muito feliz ao contar a história da "oportunidade": a deusa grega que é uma bela mulher com longos cabelos amarrados num rabo de cavalo e com o corpo nu totalmente coberto de azeite. A oportunidade precisa ser agarrada por esses jovens.

Wanda afirmou: "nós sempre acreditamos em vocês: professores e jovens. E vocês estão comprovando essa crença. (...) estão começando os novos governos, e o que produzirmos aqui hoje será apresentado a eles (...) hoje os agentes jovens vão pensar o ensino médio e as propostas serão enviadas aos Governadores eleitos".

Num segundo momento os alunos participaram de um talk show com a mediação de Gilberto Dimenstein que abriu o bate-papo dizendo "está nascendo a era dos educadores , pessoas que vão mudar o Brasil de uma forma mais democrática".


Vejam algumas importantes colocações desse talk-show:

"Os professores são o nosso espelho. Se eles forem educados e éticos, os alunos também serão." Alessandra - Marechal Rondon
"Os jovens querem mudanças na metodologia de ensino, pois isso combateria o índice de evasão. Vocês têm que, educadamente, questionar e exigir aulas de seus professores." Prof. Maria Tereza Guedes - RJ
"O aluno não absorve passivamente e o professor não apenas ensina. Educação é isso: uma troca." Marlon Araújo - RJ
"Os alunos reclamam da falta de dialogo com os professores" - Flávio Luis Romero, do RJ
"Os alunos estão incentivando a inserção dos professores em novas tecnologias. " Carine dos Santos Nascimento - SP
"O jovem sente falta da educação voltada para o mercado de trabalho. É preciso dar ao jovem uma perspectiva de futuro." Brian

Vale um visita ao site do Instituto Unibanco para conhecer as linhas de atuação dos projetos sociais voltados para a juventude das escolas públicas brasileiras.
Acessem Instituto Unibanco clicando aqui.

Nenhum comentário: