sábado, 22 de agosto de 2009

Secretaria de Educação vai oferecer aulas de meditação para 800 alunos

Aulas de meditação para 800 alunos de duas escolas da rede estadual de ensino do Rio. Esta é a proposta de um projeto piloto que será desenvolvido pela Secretaria de Educação com a Fundação David Lynch. A ideia é oferecer a experiência aos estudantes a partir de setembro, aproveitando o perfil de escolas de horário integral, como o Ciep Hélio Pellegrino, em Campo Grande, e o Colégio José Leite Lopes, o Nave, na Tijuca.

O cineasta David Lynch, conhecido por filmes como "Veludo Azul" e "Cidade dos Sonhos", pratica meditação há mais de 30 anos, duas vezes por dia. No ano passado, esteve no Brasil para o lançamento do livro "Águas Profundas: Criatividade e Meditação".

De acordo com a secretaria, o objetivo é "aumentar a concentração dos alunos e melhorar o nível de aprendizagem". A técnica já seria aplicada com sucesso nos Estados Unidos e em escolas da Europa. Ainda segundo a secretaria, estudos apresentados pela fundação também "mostram que a meditação aumenta o equilíbrio dos seus praticantes, que conseguem multiplicar esse benefício reduzindo as taxas de violência no meio onde vivem".

Fonte: Blog do Jornal Extra - Casos de Cidade, 10 de agosto de 2009

Nenhum comentário: