Aulas de meditação para 800 alunos de duas escolas da rede estadual de ensino do Rio. Esta é a proposta de um projeto piloto que será desenvolvido pela Secretaria de Educação com a Fundação David Lynch. A ideia é oferecer a experiência aos estudantes a partir de setembro, aproveitando o perfil de escolas de horário integral, como o Ciep Hélio Pellegrino, em Campo Grande, e o Colégio José Leite Lopes, o Nave, na Tijuca.
O cineasta David Lynch, conhecido por filmes como "Veludo Azul" e "Cidade dos Sonhos", pratica meditação há mais de 30 anos, duas vezes por dia. No ano passado, esteve no Brasil para o lançamento do livro "Águas Profundas: Criatividade e Meditação".
De acordo com a secretaria, o objetivo é "aumentar a concentração dos alunos e melhorar o nível de aprendizagem". A técnica já seria aplicada com sucesso nos Estados Unidos e em escolas da Europa. Ainda segundo a secretaria, estudos apresentados pela fundação também "mostram que a meditação aumenta o equilíbrio dos seus praticantes, que conseguem multiplicar esse benefício reduzindo as taxas de violência no meio onde vivem".
Fonte: Blog do Jornal Extra - Casos de Cidade, 10 de agosto de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário