sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Passe livre somente para quem frequenta a escola


Riocard agora só para quem vai à escola

Rio - A Secretaria de Estado da Educação vai fechar o cerco aos alunos faltosos e, pela primeira vez, levantar os números reais da evasão escolar. A partir do dia 3, em pelo menos 50 colégios da rede estadual, quem não frequentar as aulas não conseguirá recarregar seu passe livre. Com a implantação do cartão eletrônico inteligente, que faz parte do projeto Conexão Educação, o estudante só vai conseguir colocar novos créditos para o transporte se a presença dele for registrada na sala de aula, num computador que tem leitora óptica acoplada, e na catraca do transporte coletivo. A recarga será diária, com o equivalente a cinco passagens.
Hoje, o estudante recebe 60 créditos no RioCard no início do mês. Com a mudança, que vai chegar às 1.437 escolas, o aluno terá que assistir à aula e marcar presença na pauta eletrônica para que mais créditos sejam computados. Somente com esse procedimento, novos créditos serão gerados no cartão, que também será usado para registrar sua merenda.

“Vamos acabar com aquela história de aluno que tem RioCard, mas não aparece na escola, ou do que repassa o cartão para outra pessoa usar”, explicou Sergio Mendes, subsecretário de Gestão e Infraestrutura da Secretaria de Educação.
No dia 3, cerca de 64 mil estudantes do Rio, Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Campos e Nova Friburgo começarão a usar o novo cartão magnético, que terá a foto.

Na capital, as escolas pioneiras serão de Campo Grande, Madureira e Tijuca. Na mesma data, começa a valer o sistema de dedo-duro por celular: os faltosos receberão torpedos, e, caso a falta se repita por três dias consecutivos, as mensagens irão para os responsáveis, previamente cadastrados nas unidades.
(fonte - Jornal O Dia de 14 de agosto de 2009)

Nenhum comentário: