Alunos aderem à campanha "Estudar Vale a Pena"
18/04/11
Por Ana Paula Verly
Na última sexta-feira, 15 de abril, alunos de 41 escolas da rede pública estadual ganharam uma nova função. Além de estudar, a partir de agora eles ajudam a equipe escolar no combate à evasão. Esses estudantes aderiram à campanha Estudar Vale a Pena, lançado na data pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e pelo Instituto Unibanco no Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio de Janeiro. No evento, docentes e discentes receberam orientações para identificar e evitar possíveis casos de abandono dos estudos. Os participantes também prestigiaram a premiação do programa Entre Jovens 2010, que acontece em 28 unidades de ensino estaduais.
A campanha vai mobilizar as 28 escolas do Entre Jovens e as 13 do Jovens de Futuro – outro programa realizado pela Seeduc em parceria com o Instituto Unibanco. O objetivo da ação é sensibilizar não só a rede, mas também os pais dos estudantes sobre a importância de se concluir o Ensino Médio. Como os problemas que levam ao abandono muitas vezes estão fora do ambiente escolar — a violência, o desemprego e o transporte precário, por exemplo — caberá ao aluno comunicar ao professor quando algum colega estiver prestes a desistir. A partir daí, os educadores montarão estratégias para despertar o interesse e manter o jovem na escola com bom desempenho.
“Nós temos certeza de que estudar vale a pena, mas quem ainda tem dúvida não está aqui hoje. A campanha é para falar para eles que vale a pena o esforço. Vamos somar forças para colaborar”, convocou o coordenador nacional de projetos do Unibanco Vanderson Berbat.
O Instituto Unibanco identificou 20 fatores ligados ao abandono escolar. O maior índice está no primeiro ano do Ensino Médio noturno. Quem aderir à campanha vai usar botons com a frase “Eu vou terminar o Ensino Médio”, a fim de incentivar os demais. Outra ideia é promover um evento para os professores contarem porque escolheram a profissão. A ação vai até 31 de outubro, quando acontecerá uma grande gincana entre as 41 escolas. Para concorrer aos prêmios é preciso somar 10 mil pontos nas atividades e apresentar baixo índice de abandono. A escola que não perder alunos durante a campanha vai ganhar um Kit Conforto para a sala dos professores (sofá, geladeira e microondas), um Kit Multimídia (projetor, computador e telão) e um Kit Esportivo (mesas de jogos). O segundo lugar ganha os kits Multimídia e Esportivo e o terceiro, apenas o Esportivo.
Festa e premiação
Premiados da edição 2010 do programa Entre Jovens
Ao dar início à cerimônia de entrega dos prêmios aos destaques do Entre Jovens 2010, a coordenadora de Ensino Médio da Seeduc, Graça Santos, discursou sobre a importância de estudar. Quem estuda aprende a observar, a fazer as perguntas certas e a ver o mundo de formas diferentes. O estudo também “amplia as oportunidades, torna quem estuda cada vez mais jovem e traz novidades e mudanças para a nossa vida”, afirmou Graça. A gerente de projetos do Instituto Unibanco, Valéria de Souza, com 30 anos de profissão, também contou que estuda até hoje. “Estudar faz parte do nosso crescimento. A gente colhe frutos com isso. Vim de uma família pobre e tinha tudo para largar a escola. O fato de não ter largado foi o que me trouxe até aqui”, destacou.
O Entre Jovens promove ações educacionais feitas de jovens para jovens. Os estudantes do Ensino Médio com dificuldades em atingir as habilidades que deveriam ter sido alcançadas no Ensino Fundamental são tutorados por universitários dos cursos de licenciatura em Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de rever e se apropriar de conhecimentos necessários para as novas aprendizagens. Com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as avaliações do projeto servem como referência para a melhoria do processo pedagógico das escolas participantes. As provas são aplicadas em abril (diagnóstica) e novembro (somativa).
Na festa de 15 de abril, os alunos com o melhor desempenho durante o programa ganharam mochilas e muitos aplausos dos pais e amigos. Foram entregues ainda notebooks aos seguintes premiados: alunos Moises Augusto Borges, do Ciep 435 - Hélio Pellegrino (melhor desempenho em Matemática), e Marlon Marcelino, do Colégio Estadual Guadalajara (melhor desempenho em Língua Portuguesa); aos tutores de Língua Portuguesa, Carmem Rosane Costa, do Ciep 175 – José Lins do Rego, e Matemática Rodrigo Silva, do C.E. Antônio Gonçalves; e à estagiária Jaqueline Marinho, do C.E. Francisco Neves Portugal. A melhor coordenadora, Sandra Vasconcelos, do Hélio Pellegrino, e a melhor diretora, Maria da Conceição, do Ciep 340 - Laís Martins, ganharam um fim de semana em Buenos Aires com todas as despesas pagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário