Meditação Transcendental chega às escolas estaduais Por Fernanda Valles Fotos: Cris Torres Nesta quinta-feira, 29/10, no Colégio Estadual José Leite Lopes, o Nave, na Tijuca, a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, o diretor da Fundação David Lynch no Brasil, Juan Roura, além de artistas como Moraes Moreira, Cissa Guimarães e Julia Lemmertz, estiveram presentes ao lançamento do projeto de Educação Baseada na Consciência, com a implementação da Meditação Transcendental nas escolas da rede estadual. O programa visa aumentar a criatividade, a concentração, diminuir o estresse e os índices de violência. A Fundação David Lynch e a SEEDUC assinaram uma parceria inédita para oferecer a técnica de Meditação Transcendental aos alunos da rede estadual de ensino e, desde o início de outubro, jovens do Colégio Estadual José Leite Lopes, o Nave, e do CIEP Hélio Pellegrino, em Campo Grande, estão fazendo parte do projeto piloto. O objetivo é introduzir a prática até 2010 em todas as unidades da rede. Para Tereza Porto, é um privilégio participar de um projeto em parceria com uma figura tão importante na cultura mundial, como o David Lynch. - Estamos vivendo um momento otimista, com a escolha das Olimpíadas para o Rio em 2016. A cidade, que já é linda, também precisa ser um lugar de pessoas lindas, que querem o bem, a paz, e que podem contribuir com o Rio. Nossa vontade é que no futuro a gente tenha 1 milhão e 500 mil alunos meditando. O cineasta, que participou do evento através de videoconferência, felicitou a todos os cariocas. - Tenho certeza que este projeto será muito bom para a cidade e para o Brasil. As relações vão melhorar entre professores e alunos. A meditação atinge o nível de felicidade dentro de cada um de nós. É como estar apaixonado. As atrizes Julia Lemmertz, Cissa Guimarães e Mariana de Moraes, além do cantor Moraes Moreira, deram depoimentos sobre como a meditação, realizada com o professor e diretor da Sociedade Internacional de Meditação Transcendental no Rio de Janeiro, Kleber Tani, melhorou suas vidas. - Nos momentos que me exigem mais como atriz, eu sublimo a tensão com a meditação. É como se fosse a arrumação de sua casa interior, disse Julia. A ideia surgiu em 2008, quando a secretária Tereza Porto conheceu o cineasta norte-americano David Lynch no debate "Educação Consciente Contra a Violência". O tema da palestra resume bem como o trabalho da Fundação vem sendo realizado com sucesso em mais de 100 escolas nos Estados Unidos e na Europa (em processo de implementação) e em mais de 150 escolas na América Latina. O principal objetivo da Meditação Transcendental é aumentar a concentração dos alunos e melhorar o nível de aprendizagem. Funcionamento na prática Como este é um projeto inédito na rede de ensino do Rio de Janeiro, a Secretaria de Educação, por meio da Superintendência de Acompanhamento e Avaliação, se preocupou em envolver, inicialmente, diretores e professores dessas escolas para que eles entendessem a proposta da Meditação entre os alunos. Afinal, será uma prática voluntária, e os menores de idade (é necessário ter, no mínimo, 10 anos) vão precisar da autorização dos pais ou responsáveis para confirmar a participação. Em dezembro, haverá uma avaliação final da aplicação das técnicas nas escolas e o projeto terá continuidade no ano seguinte, chegando às demais unidades que demonstrarem interesse em participar dessa experiência. Nos últimos dois meses, 31 professores do NAVE e do CIEP Hélio Pellegrino participaram do processo de treinamento. Foram realizados o curso de treinamento de professores de 15 horas/aula e o aprofundamento na pesquisa sobre desenvolvimento do funcionamento cerebral. Depois, a equipe promoveu encontros e palestras com os pais, responsáveis e alunos para mostrar os mecanismos e benefícios da Meditação Transcendental. Após esta etapa, a Meditação já pode ser inserida na rotina das escolas. Diariamente, o monitor (que será um professor ou aluno capacitado) vai oferecer 15 minutos de prática de manhã e o mesmo período à tarde, em horário a ser definido pela diretora de cada unidade. Futuramente, os alunos que voluntariamente tenham interesse também podem se tornar monitores. A prática vai acontecer dentro das salas de aula, com os estudantes sentados em suas respectivas carteiras, em repouso, no chamado "tempo de silêncio". Será um exercício de autoconhecimento. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário