quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CIEP HELIO PELLEGRINO MARCOU PRESENÇA NO LANÇAMENTO DO PROJETO MEDITAÇÃO

Meditação Transcendental chega às escolas estaduais

Por Fernanda Valles
Fotos: Cris Torres

Nesta quinta-feira, 29/10, no Colégio Estadual José Leite Lopes, o Nave, na Tijuca, a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, o diretor da Fundação David Lynch no Brasil, Juan Roura, além de artistas como Moraes Moreira, Cissa Guimarães e Julia Lemmertz, estiveram presentes ao lançamento do projeto de Educação Baseada na Consciência, com a implementação da Meditação Transcendental nas escolas da rede estadual. O programa visa aumentar a criatividade, a concentração, diminuir o estresse e os índices de violência.

A Fundação David Lynch e a SEEDUC assinaram uma parceria inédita para oferecer a técnica de Meditação Transcendental aos alunos da rede estadual de ensino e, desde o início de outubro, jovens do Colégio Estadual José Leite Lopes, o Nave, e do CIEP Hélio Pellegrino, em Campo Grande, estão fazendo parte do projeto piloto. O objetivo é introduzir a prática até 2010 em todas as unidades da rede.

Para Tereza Porto, é um privilégio participar de um projeto em parceria com uma figura tão importante na cultura mundial, como o David Lynch.

- Estamos vivendo um momento otimista, com a escolha das Olimpíadas para o Rio em 2016. A cidade, que já é linda, também precisa ser um lugar de pessoas lindas, que querem o bem, a paz, e que podem contribuir com o Rio. Nossa vontade é que no futuro a gente tenha 1 milhão e 500 mil alunos meditando.

O cineasta, que participou do evento através de videoconferência, felicitou a todos os cariocas.

- Tenho certeza que este projeto será muito bom para a cidade e para o Brasil. As relações vão melhorar entre professores e alunos. A meditação atinge o nível de felicidade dentro de cada um de nós. É como estar apaixonado.

As atrizes Julia Lemmertz, Cissa Guimarães e Mariana de Moraes, além do cantor Moraes Moreira, deram depoimentos sobre como a meditação, realizada com o professor e diretor da Sociedade Internacional de Meditação Transcendental no Rio de Janeiro, Kleber Tani, melhorou suas vidas.

- Nos momentos que me exigem mais como atriz, eu sublimo a tensão com a meditação. É como se fosse a arrumação de sua casa interior, disse Julia.

A ideia surgiu em 2008, quando a secretária Tereza Porto conheceu o cineasta norte-americano David Lynch no debate "Educação Consciente Contra a Violência". O tema da palestra resume bem como o trabalho da Fundação vem sendo realizado com sucesso em mais de 100 escolas nos Estados Unidos e na Europa (em processo de implementação) e em mais de 150 escolas na América Latina. O principal objetivo da Meditação Transcendental é aumentar a concentração dos alunos e melhorar o nível de aprendizagem.

Funcionamento na prática

Como este é um projeto inédito na rede de ensino do Rio de Janeiro, a Secretaria de Educação, por meio da Superintendência de Acompanhamento e Avaliação, se preocupou em envolver, inicialmente, diretores e professores dessas escolas para que eles entendessem a proposta da Meditação entre os alunos. Afinal, será uma prática voluntária, e os menores de idade (é necessário ter, no mínimo, 10 anos) vão precisar da autorização dos pais ou responsáveis para confirmar a participação.

Em dezembro, haverá uma avaliação final da aplicação das técnicas nas escolas e o projeto terá continuidade no ano seguinte, chegando às demais unidades que demonstrarem interesse em participar dessa experiência.

Nos últimos dois meses, 31 professores do NAVE e do CIEP Hélio Pellegrino participaram do processo de treinamento. Foram realizados o curso de treinamento de professores de 15 horas/aula e o aprofundamento na pesquisa sobre desenvolvimento do funcionamento cerebral. Depois, a equipe promoveu encontros e palestras com os pais, responsáveis e alunos para mostrar os mecanismos e benefícios da Meditação Transcendental.

Após esta etapa, a Meditação já pode ser inserida na rotina das escolas. Diariamente, o monitor (que será um professor ou aluno capacitado) vai oferecer 15 minutos de prática de manhã e o mesmo período à tarde, em horário a ser definido pela diretora de cada unidade. Futuramente, os alunos que voluntariamente tenham interesse também podem se tornar monitores.

A prática vai acontecer dentro das salas de aula, com os estudantes sentados em suas respectivas carteiras, em repouso, no chamado "tempo de silêncio". Será um exercício de autoconhecimento.





segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Projeto Jovem Aprendiz na maior empresa privada brasileira


Jovem Aprendiz na Companhia Vale - Formação de Aprendizes 2009
A Vale irá oferecer 820 vagas para o programa Formação Profissional 2009 nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará. O primeiro processo seletivo acontece no Rio de Janeiro. Até 30 de outubro, estão abertas as inscrições para 88 vagas para jovens aprendizes que quiserem ser treinados para o cargo de assistente administrativo.
Os candidatos devem ter entre 18 e 23 anos, ter ensino médio completo e condição de baixa renda. As inscrições estão sendo feitas nas escolas do SENAI-RJ de Jacarepaguá e da Cinelândia. Os candidatos passarão por provas de matemática e língua portuguesa, dinâmica de grupo e entrevista individual. As provas serão no dia 6 de novembro e o início das aulas está previsto para janeiro de 2010.
O programa de Formação Profissional é uma ação da Vale e tem como objetivo formar mão de obra qualificada para atuar nas áreas administrativas e operacionais da empresa.
No Rio, o programa será composto por duas fases, uma teórica e outra prática, realizadas em tempo integral, nas unidades no Centro ou na Barra da Tijuca. Os participantes receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 620, além de vale refeição, vale transporte e assistência médica.

SENAI Jacarepaguá
Av. Geremário Dantas 940, Freguesia, Jacarepaguá
Tel: (21) 3312-3700
SENAI Cinelândia
Av. Calógeras 15, 3o andar, Centro
Tel: (21) 3212-5142

sábado, 24 de outubro de 2009

Mais dois jovens aprendizes no CIEP


Com grande satisfação cheguei ao CIEP na última quinta feira e recebi a notícia de que mais dois alunos que participaram o PEJ em 2008 iniciaram a aprendizagem profissional através de mais uma parceria do Instituto Unibanco.
Os alunos são Josiellen e Peter que estudam na segunda série, turno da manhã e foram atuantes ano passado em nossos grupos de tutoria.
Que bom poder dar a todos essa notícia, que bom olhar o brilho nos olhos dos dois e a empolgação por estarem tendo uma grande chance de ingresso no mercado de trabalho.
Espero em breve poder estar comunicando novas contratações. Na foto temos nossa aluna Natália Lacerda, nossa primeira Jovem Aprendiz que hoje exerce suas funções na Fininvest - Cascadura.
Parabéns, Peter e Josiellen!