sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MEC divulga relação de estudantes aprovados na primeira etapa do ProUni 2011

RIO - Os estudantes que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (ProUni) 2011 já podem verificar se foram pré-selecionados para ganhar uma das 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior oferecidas pelo programa. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais (50% da mensalidade). Os estudantes que foram selecionados deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro.

Confira se você foi aprovado aqui

Após esse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada de candidatos, em 11 de fevereirocom prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.

Cronograma de inscrição

Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

Segunda etapa

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Este ano, o ProUni registrou número recorde de 1.048.631 estudantes inscritos. No ano passado, o programa teve 822.254 candidatos para 165 mil bolsas - até então a maior marca.

Para concorrer às bolsas, os candidatos precisavam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Fonte: Extra on line, 28 de janeiro de 2010

domingo, 23 de janeiro de 2011

MEC divulga a lista dos aprovados no Sisu

Brasília - O Ministério da Educação divulgou neste domingo a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta primeira chamada, foram selecionados 82.949 candidatos. Inicialmente, a divulgação estava prevista para segunda-feira.

Consulte aqui a lista

Os candidatos aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para efetuarem a matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Após esse prazo, caso ainda existam vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores ¿ nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.

Estão previstas mais duas chamadas, se as vagas não forem totalmente preenchidas. Elas devem acontecer nos dias 4 e 13 de fevereiro.Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. O calendário pode ser consultado na página do Sisu na internet.

Os candidatos que não foram selecionados nesta primeira chamada têm ainda diversas oportunidades de ingresso no ensino superior ainda neste semestre. Devem ficar muito atentos ao calendário do Sisu, porque ainda podem ser convocados nas duas chamadas posteriores, nos dias 4 e 13 de fevereiro. Ao final das chamadas, os estudantes ainda não selecionados também poderão manifestar interesse em participar da lista de espera que poderá ser utilizada pelas instituições para convocação dos candidatos.

Além disso, o Programa Universidade para Todos (Prouni) recebe inscrições até terça-feira, 25, para 123 mil bolsas de estudo em instituições particulares de todo o país. Os que obtiverem bolsa de 50% no ProUni podem financiar os demais 50% pelo Fies, sem necessidade de fiador. Outra oportunidade ainda, para os que não foram chamados na primeira chamada do Sisu, é próprio Fies, cujo novo sistema entra no ar em 31 de janeiro.

Entre os dias 16 e 20 de janeiro, o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação registrou 2.020.157 de inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos. O número de inscritos representa aproximadamente um terço do total de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.

Nesta edição do Sisu, são oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior.

Fonte: O dia on line

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Inscrições para o ProUni começam nesta sexta-feira

RIO - As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas nesta sexta-feira (21) e seguem até 25 de janeiro. Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Os estudantes interessados no benefício deverão acessar o site do ProUni (www.portalprouni.mec.gov.br ). Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas - também não pode ter zerado a redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa. O cronograma completa do ProUni está disponível no site do programa.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Saiu o resultado do ENEM 2010

RIO - O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta quinta-feira os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem). Os candidatos podem conferir aqui o resultado de desempenho no exame.

Sisu: passo a passo das regras para se inscrever

Para visualizar o resultado, o estudante precisa informar o número de inscrição ou do CPF, além da senha de cadastro. As notas foram divulgadas antes do previsto. No início desta manhã, o ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que o resultado estaria disponível no site do Inep nesta sexta-feira (14).

Você teve dificuldade para acessar as notas do Enem 2010; Conte aqui

Inscrição no Sisu

Neste domingo (16), começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2011. Os estudantes são selecionados com base na nota do Enem em três chamadas subsequentes.

Nesta edição, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições do país, sendo 39 universidades federais.

Fonte: O Dia on line

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vagas nas Universidades Públicas para alunos que fizeram o ENEM 2010


No período de 16 a 18 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo MEC, que selecionará automaticamente os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio-Enem 2010.

De acordo com o edital do SiSU 2011/1, os candidatos poderão se inscrever em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes. As inscrições serão gratuitas e realizadas apenas pela internet, no portal do MEC (http://sisu.mec.gov.br), ou diretamente no site da UEZO (www.uezo.rj.gov.br), para os interessados em uma das 220 vagas que, pela primeira vez, a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste vai disponibilizar para o ingresso de alunos através do SiSU.

Observando as políticas de ações afirmativas, definidas pela Lei Estadual/RJ nº 5346/2008, a UEZO reserva, do total de vagas, 98 para candidatos negros ou indígenas; candidatos com deficiência ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão de serviço; e, ainda, para aqueles que tenham cursado, na rede pública, os últimos quatro anos de ensino fundamental e todo o ensino médio. Os candidatos inscritos em qualquer uma destas modalidades, quando selecionados, deverão apresentar, no ato da matrícula, os documentos exigidos para a comprovação de carência socioeconômica, além da documentação pessoal.

As oportunidades na UEZO são distribuídas em quatro cursos de graduação plena (bacharelados) e seis tecnológicos. Para cada curso, são estabelecidos pesos diferenciados por área de conhecimento. No momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o próprio sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Na UEZO o candidato poderá optar pelos seguintes cursos de graduação plena:

1) Ciência da Computação (10 vagas, duração 8 semestres, noturno. Pesos: Redação 2; Matemática, 4; Ciências da Natureza, 1; Ciências Humanas, 1; e Linguagens e Códigos, 2);

2) Ciências Biológicas (15 vagas, 8 semestres, noturno. Pesos: Redação 2; Matemática, 1; Ciências da Natureza, 4; Ciências Humanas, 1; e Linguagens e Códigos, 2);

3) Engenharia de Produção (10 vagas, 9 semestres, noturno. Pesos: Redação 2; Matemática, 4; Ciências da Natureza, 2; Ciências Humanas, 1 e Linguagens e Códigos, 1);

4) Farmácia (10 vagas, 8 semestres, noturno. Pesos: Redação 2; Matemática, 1; Ciências da Natureza, 5; Ciências Humanas, 1; e Linguagens e Códigos, 1);

Ou para os cursos de graduação tecnológica:

5) Análise e Desenvolvimento de Sistemas (30 vagas, 6 semestres, noturno. Pesos: Redação 2; Matemática, 4; Ciências da Natureza, 1; Ciências Humanas, 1; e Linguagens e Códigos, 2);

6) Biotecnologia (25 vagas, 6 semestres, noturno. Pesos: Redação 2; Matemática, 1; Ciências da Natureza, 4; Ciências Humanas, 1; e Linguagens e Códigos, 2);

7) Construção Naval (30 vagas, 6 semestres, turno matutino. Pesos: Redação 2; Matemática, 5; Ciências da Natureza, 1; Ciências Humanas, 1; e Linguagens e Códigos, 1);

8) Polímeros (30 vagas, 6 semestres, noturno. Pesos: Redação 2; Matemática, 2; Ciências da Natureza, 4; Ciências Humanas, 1; e Linguagens e Códigos, 1);

9) Processos Metalúrgicos (30 vagas, 6 semestres, turno matutino. Pesos: Redação 2; Matemática, 3; Ciências da Natureza, 3; Ciências Humanas, 1; e Linguagens e Códigos, 1);

10) Produção de Fármacos (30 vagas, 6 semestres, noturno. Pesos: Redação 2; Matemática, 1; Ciências da Natureza, 5; Ciências Humanas, 1; e Linguagens e Códigos, 1);

Participam do SiSU 2011/1 no Brasil, 83 instituições de ensino superior. No Rio de Janeiro, além da UEZO, outras 9 instituições participam desta edição da seleção: Uenf (526 vagas); UFRJ (4.925); Cefet-RJ (602); UFRRJ (1.910); UNIRIO (1.195); UFF (863); IFF/Campos (200); IFRJ(960); e Ence (120).

A lista de todas as instituições participantes do SiSU, dos cursos oferecidos e demais informações sobre o sistema podem ser obtidas no portal http://sisu.mec.gov.br. As dúvidas podem ser esclarecidas no http://sisu.mec.gov.br/perguntas_frequentes.html.

A UEZO é uma instituição de ensino superior do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, integralmente voltada para a educação tecnológica. O corpo docente é formado, principalmente, por doutores. O aluno tem acesso a modernos laboratórios que viabilizam a melhor preparação para o mercado de trabalho. A Universidade fica na Rua Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203, em Campo Grande.

Informações sobre estas vagas da UEZO podem ser obtidas no site www.uezo.rj.gov.br ou pelo telefone 2332-7532.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cuidados a serem tomados na hora de elaborar um curriculo

Chega uma hora na vida em que precisamos sair em busca de uma colocação no mercado de trabalho e para isso precisamos elaborar um currículo.

Vejam essa matéria do Jornal do Dia on line do dia 05 de janeiro de 2011:

Rumo ao novo emprego

O primeiro passo é montar um currículo preciso e eficiente. Confira as dicas simples para aumentar suas chances de chegar lá

POR LOUISE PERES

Rio - Se conseguir um novo emprego é uma de suas promessas de fim de ano, está na hora de colocar seu projeto em prática. E a Internet pode ser uma grande aliada. Ótima plataforma de divulgação profissional, a Web está cheia de ferramentas para criar o seu currículo nota 10 e encontrar novas oportunidades profissionais.



O currículo é o primeiro contato entre o candidato e o recrutador. Portanto, é muito importante que ele seja atrativo aos olhos de quem o avaliará. Ele precisa deixar claro, de primeira, por que você deve ser chamado para uma entrevista. Se você quer preparar um bom material de apresentação e não sabe por onde começar, o site pt.easy-cv.com é uma boa ferramenta. No Easy-CV, você pode escolher modelos prontos de currículo, preencher com os seus dados e publicá-lo na Web. É possível hospedar seu currículo nos formatos HTML, DOC, PDF e até vídeos. O site tem ainda um aplicativo para associar seu CV a sua conta no Facebook.

Existem outras opções de sites para criar seu currículo online, mas a maioria está em Inglês. Se você precisa criar um currículo nesse idioma, CV Maker (http://cvmaker.in) é bem fácil de usar.

>>> LEIA TAMBÉM: Como usar as redes sociais para mostrar seu talento e conseguir oportunidades

Além de sites, há opções de programas para criar seu currículo, como o gerador Curriculum 2.0. O software apresenta abas com as seções do seu currículo e os campos que devem ser preenchidos. A única desvantagem é que o documento só pode ser gerado nos formatos QRP, TXT, CSV e HTML. Para quem precisa imprimir um currículo rapidamente, o programinha é de grande ajuda.

Impresso ou digital, um currículo bem feito segue algumas regrinhas básicas. Um documento extenso nunca é recomendável. Limite-se a duas páginas e inclua o que realmente é importante na sua formação: experiências mais relevantes, informações que contem pontos para a vaga a que você está se candidatando. Suas informações pessoais e contatos devem estar em destaque, logo no topo da página.

Em seguida, apresente de forma direta seu objetivo profissional. Isso ajuda quem o está avaliando a detectar se suas pretensões são compatíveis com a vaga pretendida.

Suas qualificações profissionais também merecem atenção especial. Resuma em duas linhas as principais características que lhe tornam capaz de assumir essa vaga.

Na seção seguinte, vem a formação profissional. Informe nível de escolaridade, instituição e o ano em que você se formou. Quanto às experiências profissionais, destaque as mais recentes, indicando nome da empresa, resumo das funções exercidas e o tempo em que trabalhou. Se foram poucas, trate de valorizá-las.

E sempre fale a verdade sobre suas qualificações. Uma mentira pode ser facilmente descoberta pelo recrutador, o que só vai atrapalhar suas pretensões profissionais.

Recrutamento na rede

A Web tornou bem mais fácil a busca por emprego e também por profissionais no mercado de trabalho. Muitas empresas de recrutamento e seleção tem, na Internet, sua principal fonte de buscas por candidatos. Sites como Vagas (www.vagas.com.br), Curriculum.com.br, e Catho Online (www.catho.com.br) funcionam como bancos de dados em que o usuário pode cadastrar seu currículo e se candidatar a milhares de vagas publicadas por médias e grandes empresas de todo o país. Há, inclusive, oportunidades no exterior.

Em sites como o Vagas, por exemplo, além de cadastrar o currículo e se candidatar a oportunidades, o usuário pode acompanhar o agendamento de provas, entrevistas e de todo o processo seletivo.

O cadastro grátis na Catho Online é por apenas 7 dias. Encerrado esse período, é preciso pagar para anunciar o currículo no site. Há planos de anúncio que custam R$ 7,90 por mês. Já os serviços do Vagas e do Curriculum são inteiramente gratuitos.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Concurso de vídeo Minuto Científico está com inscrições abertas

Jovens e adultos que se interessam por produção de vídeos terão em 2011 uma ótima oportunidade para mostrar seus trabalhos. Eles poderão participar do Minuto Científico, um concurso de vídeos de difusão científica latinoamericana e caribenha, organizado pelo Museu Exploratório de Ciências, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de março de 2011, no site da 12ª Bienal. O custo é de 10 dólares.

O tema do concurso é transformação. Os trabalhos serão aceitos nas categorias Jovem (participantes com até 18 anos de idade) e Adulta. Os vídeos devem ter entre 60 e 120 segundos e poderão ser inscritos em três áreas: ciências humanas e sociais, exatas e tecnológicas e biológicas.

Para cada vídeo submetido, o participante deverá encaminhar um resumo de até 250 palavras, link da produção no Youtube, declaração de posse e cessão de direitos autorais, além de ficha técnica da obra.

A premiação será no dia 30 de maio de 2011, durante a 12ª Reunião Bienal da Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPop).

Para cada obra vencedora, será oferecido prêmio no valor de 500 dólares. Além disso, os vídeos premiados serão exibidos nos portais: Revista Fapesp Online, 17ª Mostra Ver Ciências e Museu Exploratório de Ciências.