terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gabriel O Pensador: Pais e Filhos - I Fórum de Agentes Jovens do Institu...

Aterrissando o Ensino Médio: Lições Internacionais

Oportunidade de formação no campo das artes


29/11/2010 17h35
Escolas de Artes Técnicas têm cursos para produção de shows e carnaval
Por Ascom da Faetec

Começa nesta quarta-feira (1/12), o processo de inscrições para as Escolas de Artes Técnicas (EAT) da Mangueira e de Nova Iguaçu, que capacitam profissionais para o trabalho nos bastidores do teatro, de espetáculos musicais e para a atuação na produção do carnaval. As duas EATs oferecem 1.050 vagas distribuídas em diversos cursos que exigem apenas a idade mínima de 16 anos.

Os cursos são oferecidos em oficinas onde o aluno aprende com a prática. As duas unidades terão turmas com 50 vagas cada uma, nos turnos da manhã ou da tarde, nas especializações de administração teatral, camareira teatral, contra-regra, eletricista cênico, fantasia de carnaval, maquiagem, produção executiva e o curso de operador de luz que exige do candidato a conclusão de eletricista cênico.

Além destes cursos, a EAT Luiz Carlos Ripper, na Mangueira, que oferece um total de 600 vagas, terá turmas de carpintaria teatral, costura cênica, laminação e serralheria cênica.

A EAT Paulo Falcão, em Nova Iguaçu, terá ainda vagas para Chapelaria, que será acessível para os alunos que tiverem concluído o curso de costura cênica.

Os interessados devem ter mais de 16 anos e comparecer à unidade na qual pretende estudar, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, com duas fotos 3x4 recentes e cópias da carteira de identidade e de um comprovante de residência.

Na Mangueira, a EAT fica na Rua Visconde Niterói, 1.364. O telefone para informações é 2334-1756.

Em Nova Iguaçu, o endereço da EAT Paulo Falcão é Rua Paulo Froes de Machado, 38, no Centro, em frente à estação de trem de Nova Iguaçu. O telefone para contato é o 2797-4830.

As Escolas de Artes Técnicas fazem parte da rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SENAI RJ oferece vagas em suas unidades



Já estão abertas as inscrições para as vagas de Educação Básica de Jovens e Adultos e para Educação Básica do SESI com Educação Profissional do SENAI para o 1º semestre de 2011. As inscrições vão até o dia 10/12/2010 e o sorteio ocorre dia 11/12/2010. Confira o Edital de Gratuidade: uma oportunidade de educação de qualidade ao seu alcance.

São 2000 vagas para Educação de Jovens e Adultos (ensinos fundamental e médio) e para Educação de Jovens e Adultos articulada com Educação Profissional (Curso de Qualificação e Curso Técnico) no SESI e no SENAI.

O edital anexado está em www.firjan.org.br/educamais.

Os benefícios são muitos: escolaridade, uniforme, material didático, lanche, etc.

O acesso é através de sorteio para qualquer pessoa interessada.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

I Fórum dos Agentes Jovens do Programa Jovem de Futuro

Realizou-se em São Paulo, o I Fórum dos Agentes Jovens das escolas do Programa Jovem de Futuro onde se discutiu vários temas referentes aos problemas enfrentados pelos estudantes do Ensino Médio e que acabam provocando o alto indice de abandono da escola antes do término do mesmo.

Na abertura do evento os alunos foram recebidos com muita alegria pela Superintendente Pedagógica do Instituto Unibanco, Wanda Engel, que mais uma vez foi muito feliz ao contar a história da "oportunidade": a deusa grega que é uma bela mulher com longos cabelos amarrados num rabo de cavalo e com o corpo nu totalmente coberto de azeite. A oportunidade precisa ser agarrada por esses jovens.

Wanda afirmou: "nós sempre acreditamos em vocês: professores e jovens. E vocês estão comprovando essa crença. (...) estão começando os novos governos, e o que produzirmos aqui hoje será apresentado a eles (...) hoje os agentes jovens vão pensar o ensino médio e as propostas serão enviadas aos Governadores eleitos".

Num segundo momento os alunos participaram de um talk show com a mediação de Gilberto Dimenstein que abriu o bate-papo dizendo "está nascendo a era dos educadores , pessoas que vão mudar o Brasil de uma forma mais democrática".


Vejam algumas importantes colocações desse talk-show:

"Os professores são o nosso espelho. Se eles forem educados e éticos, os alunos também serão." Alessandra - Marechal Rondon
"Os jovens querem mudanças na metodologia de ensino, pois isso combateria o índice de evasão. Vocês têm que, educadamente, questionar e exigir aulas de seus professores." Prof. Maria Tereza Guedes - RJ
"O aluno não absorve passivamente e o professor não apenas ensina. Educação é isso: uma troca." Marlon Araújo - RJ
"Os alunos reclamam da falta de dialogo com os professores" - Flávio Luis Romero, do RJ
"Os alunos estão incentivando a inserção dos professores em novas tecnologias. " Carine dos Santos Nascimento - SP
"O jovem sente falta da educação voltada para o mercado de trabalho. É preciso dar ao jovem uma perspectiva de futuro." Brian

Vale um visita ao site do Instituto Unibanco para conhecer as linhas de atuação dos projetos sociais voltados para a juventude das escolas públicas brasileiras.
Acessem Instituto Unibanco clicando aqui.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Encontro dos Agentes Jovens







No último dia 14 de novembro, o Instituo Unibanco reuniou os Agentes Jovens que durante o ano de 2010 estiveram ao lado das equipes do PEJ em suas escolas.

Foi um dia de muita alegria e uma forma de agradecimento pela dedicação desses jovens nas atividades em suas escolas durante o ano, ajudando os tutores e coodenadores e estimulando os colegas a participar dos grupos de tutoria.

Esses jovens fizeram parte do projeto no ano anterior e por essa razão foram indicados pelos coordenadores do PEJ em suas escolas.

No Hélio Pellegrino contamos com a participação da Jordana que fez parte do PEJ no seu primeiro ano e mesmo estando no terceiro ano foi autorizada a participar.

Entre as várias atividades realizadas por eles ao longo do dia tivemos uma Caça ao Tesouro, inicialmente em grupo e depois de forma individual. Igor da turma 2001 esteve na equipe vencedora da primeira parte da corrida.

Após a Caça ao Tesouro os agentes desfrutaram um almoço saboroso e depois tiveram atividades livres na parte da tarde.

No final do dia mais um lanche saboroso e retornamos então para casa.


Foi um domingo maravilhoso e que ficará na lembrança dessa galera por muito tempo.

sábado, 13 de novembro de 2010

Encontro dos Agentes Jovens






Esse ano o Instituto Unibanco inovou no projeto, contando com a participação dos Agentes Jovens.

Esses são alunos que anteiormente fizeram parte do PEJ e tinham como missão ajudar na divulgação do Projeto na sua escola.

No Helio Pellegrino contamos com quatro agentes, pois um deles acabou tendo que se desligar da função por estar envolvido em outro projeto, também promovido pelo Instituto Unibanco (Oficina de Vídeo na Spectaculu).

Teremos então o encerramento das atividades do PEJ com um Encontro dos Agentes Jovens de vários escolas com um dia inteiro de atividades em Teresópolis.

Vamos lá, pessoal, mais um momento importante para nossa escola.

Avaliação Somativa 2010






No dia de novembro, quarta feira, os alunos do PEJ e mais três turmas selecionadas aleatoriamente pelo Instituto Unibanco realizaram a Avaliação Somativa do Projeto Entre Jovens.

Mais uma vez tudo aconteceu da melhor forma possível em todos os aspectos.

Parabéns aos nossos alunos que mais uma vez atuaram de forma responsável colaborando para o nosso sucesso.

Mostra PEJ






Vejam alguns trabalhos realizados pelos nossos alunos ao longo das aulas de tutoria.

O tema base de nossa Mostra foi Reciclagem.

Alunos premiados de 2009



No ano de 2009, tivemos também alunos premiados em nossa escola. Devido a alguns problemas a cerimônia de entrega da premiação somente pode ser realizada em julho de 2010 e por essa razão nossos alunos não compareceram a mesma.

Mesmo assim os presentes ficaram guardados no Instituto Unibanco e posteriormente foram trazidos para a nossa escola onde foram devidamente entregues aos alunos.

O Andre Ricardo ficou entre os quinze alunos que se destacaram em frequencia ao PEJ nas disciplinas de Matematica e Português, enquanto a Ericka ficou entre os destaques de Matemática.

Esperamos em 2010 novamente termos alunos entre os destacados pelo Projeto em nosso Estado. Parabéns, André e Ericka.

É isso aí, pessoal, estamos sempre entre os vencedores, vamos estar com certeza entre os premiados de 2010.

Aguardem.

domingo, 7 de novembro de 2010

Avaliação Somativa 2010

Essa semana estaremos encerrando o Programa Entre Jovens 2010 com a realização da Avaliação Somativa.

Serão avaliados os alunos das turmas de amostragem da escola, além dos alunos que participaram do PEJ, sendo que estes poderão estar entre os que recebem uma pequena lembrança do Instituto Unibanco como forma de incentivo pelo sua participação.

No primeiro ano do programa em nossa escola, tivemos o aluno com maior crescimento em Lingua Portuguesa (Jeferson Lopes) e ano passado foram dois os alunos que se destacaram entre os quinze com melhor frequencia e aproveitamento no programa: Andre Felipe (Lingua Portuguesa e Matemática) e Ericka (Matemática).

Espero que esse ano possamos novamente estar entre os premiados.

Boa sorte, pessoal!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Visita ao Museu de Arte Contemporrânea



No último dia 20 de outubro, alunos no PEJ visitaram o Museu de Arte Contemporrânea em Niterói.

Foi um dia muito animado que possibilitou a integração entre alunos de outras escolas.

Em nosso ônibus contamos com a presença dos alunos do CIEP Mário Quintana.