quinta-feira, 30 de julho de 2009

Volta às aulas longe da gripe tipo A



A Secretaria de Estado de Educação anunciou que o início das aulas do segundo semestre letivo da rede pública estadual, previsto para a próxima segunda-feira (03/8), será adiado, a princípio, por uma semana, até o dia 10 de agosto. Na próxima quarta-feira, dia 5 de agosto, haverá uma reunião entre as secretarias de Estado de Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias à prevenção da Gripe A na rede.
Precisamos divulgar e estar atentos para evitar que esse vírus se espalhe ainda mais.Cuidados básicos de higiene devem ser tomados em casa, na escola e em todos os lugares que utilizamos.
Atenção aos riscos, aos objetos que podem estar contaminados, diferentemente de outras infermidades, o vírus da gripe se espalha de forma silenciosa pelo ar.
As escolas devem manter uma rotina de alerta para os possíveis casos de gripe, mas todas as providências diante de um caso suspeito ou confirmado devem ser tomadas em conjunto com as autoridades sanitárias locais. Assim como as decisões relacionadas a alterações da rotina do colégio, que também devem ser compartilhadas com estas autoridades.

Caso algum aluno apresente quadro de febre, tosse, dor de garganta, a escola deve avisar aos responsáveis para que levem a criança ao médico. Como em qualquer gripe, o ideal é que a pessoa se mantenha no domicílio para se tratar e evitar a disseminação da doença para outras pessoas. Se houver mais de três casos de alunos com gripe na mesma sala, a escola deve se comunicar com a Vigilância Epidemiológica municipal, para que se faça a investigação e se afaste a possibilidade de um surto.

Mas, independente de a escola ter ou não alunos com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus Influenza A, é importante manter práticas de higiene que contribuem para a prevenção e controle da doença. São elas:

• Manter as salas de aulas ventiladas, com janelas abertas, evitando o uso do ar-condicionado
• Evitar eventos em ambientes fechados em que haja aglomeração
• Instruir alunos, corpo docente e demais funcionários para que:
- Não compartilhem copos, talheres, cigarros e objetos de uso pessoal.
- Não compartilhem alimentos.
- Evitem contatos que permitam a troca de secreções, como beijo, abraço, aperto de mão.
- Lavem a mão sempre que tiverem contato com superfícies que possam estar contaminadas (mesa de estudo, maçanetas) evitando contato com a boca, nariz ou olhos.
- Evitem colocar objetos de uso compartilhado na boca, não mastigando, por exemplo, lápis ou borracha.
- Joguem o lenço no lixo, imediatamente após usar.
- Cubram a boca quando tossir ou espirrar, mesmo que seja com a dobra do cotovelo, no caso de não ter lenço de papel.